Vice-presidente afirmou que conversou com seu sucessor sobre estrutura do órgão

O vice-presidente Hamilton Mourão recebeu nesta terça-feira seu sucessor, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto. De acordo com Mourão, o encontro foi solicitado por Alckmin, e os dois conversaram sobre a estrutura da Vice-Presidência.

— Ele veio querer saber quais são as atividades que a Vice-Presidência está fazendo, qual é a estrutura, número de cargos — afirmou Mourão após o encontro, acrescentando: — Ele (que pediu). Ligou ontem, pediu pra tomar um café. E aí eu projetei pra ele ali qual é a nossa estrutura, quais são as atribuições.

Esse foi o primeiro encontro presencial entre os dois. No início do mês, Alckmin já havia estado no Planalto para uma reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na ocasião, o vice-presidente eleito também teve uma breve conversa com o presidente Jair Bolsonaro.

A reunião ocorreu no gabinete da Vice-Presidência, que fica em um dos anexos do Planalto. De acordo com a assessoria de Mourão, durou cerca de 40 minutos.

No dia seguinte ao segundo turno, Mourão já havia enviado uma mensagem a Alckmin, colocando-se à disposição para auxiliar na transição. Em resposta, Alckmin ligou para o vice-presidente.

Um dos órgãos na estrutura da Vice-Presidência é o Conselho da Amazônia, que foi recriado por Bolsonaro para organizar as políticas relacionadas ao bioma e é presidido por Mourão. O vice-presidente disse que os dois trataram do assunto, mas não mencionaram se o conselho será mantido no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mourão ainda relatou que a esposa de Alckmin, Lu Alckmin, já estava no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, onde foi recebida por sua esposa, Paula Mourão.

— A esposa dele já foi lá. Quem manda lá é mulher, né? — afirmou.


Fonte: O GLOBO