Foi muito gratificante desenvolver e ver todo o impacto que este projeto trouxe para os agricultores familiares da região do Médio Solimões
A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) comemora a certificação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA), produzido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), em Tefé (distante a 522 km de Manaus). O PMA foi criado em 2019, por meio de Emenda Impositiva, assinada por Joana Darc.
Na prática, o Programa desenvolvido, em Tefé, propaga o desenvolvimento da cultura da agricultura orgânica e envolve aproximadamente 100 famílias da cidade.
“Tenho um olhar muito carinhoso ao povo do interior. A luta por trabalho nessas cidades é diária, precisa de incentivo, para que esses homens e mulheres do campo não tenham que deixar suas terras, migrando para a Capital já tão inchada”, explica Joana Darc.
Além disso, Joana Darc, ressalta sobre a importância do fortalecimento da agroecologia e da produção orgânica na região.
‘É gratificante receber essas notícias. Enquanto parlamentar, busco de todas as maneiras fortalecer a produção orgânica do Amazonas, principalmente nos interiores do Estado, onde existem famílias que sobrevivem disso.
O fundo destinado para o projeto é apenas um exemplo de tantos que me propus a incentivar, não só como parlamentar, mas também enquanto mulher amazonense, que sabe que muitas mães participam de programas assim”, destaca Joana Darc.
Fernanda Viana, do Instituto Mamirauá, responsável pela elaboração, gestão e execução do projeto, destaca sua felicidade.
“Foi muito gratificante desenvolver e ver todo o impacto que este projeto trouxe para os agricultores familiares da região do Médio Solimões”, disse, lembrando que é a primeira vez que Organizações de Controle Social (OCS), se consolidam na região.
Sobre a certificação
A entrega das declarações de produtos orgânicos foi realizada no final de 2022 pelo MAPA, e contou com a presença dos agricultores e familiares da região do Médio Solimões. Durante a cerimônia de entrega das declarações para os 44 agricultores e 46 agricultoras, foi destacada a importância da iniciativa para a geração de renda destas famílias, as oportunidades de acesso às políticas públicas e novos espaços de comercialização que podem ser acessados, bem como, também foi enfatizado os benefícios da sustentabilidade na produção de alimentos orgânicos.
Conheça o IDSM
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) é uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Desde o início, o Instituto desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas.
O Instituto inclui a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).
0 Comentários