Especialistas levantam a possibilidade do planeta não estar pronto para se defender de rochas espaciais potencialmente perigosas
De acordo com a agência espacial americana, o asteroide de 198 metros passará em segurança a uma distância de 7,2 milhões de quilômetros — o que pode parecer distante, mas, no contexto da vastidão do espaço, é considerado uma margem estreita.
Famoso marco em Nova York, a Estátua de referência tem 93 metros de altura. Caso colidisse com a Terra, um asteroide com mais de duas vezes este tamanho poderia causar danos ao planeta.
Alguns especialistas têm levantado a possibilidade de a Terra não estar pronta para se defender de asteroides potencialmente perigosos. CEO da SpaceX, Elon Musk publicou, em 2019, que “uma grande rocha eventualmente atingirá a Terra e atualmente não temos defesa”.
A Nasa, porém, tem estudado alguns métodos de proteção. É o caso da missão DART, que, no dia 26 de setembro de 2021, conseguiu desviar o asteroide Dimorphos de sua órbita. A ação fez parte do “teste de defesa” de um sistema que poderá, eventualmente, proteger o planeta.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários