Diversas cidades do estado registram alagamentos. Estradas também foram bloqueadas

O ciclone que atinge Santa Catarina causou deslizamentos na noite de desta quinta-feira em pelo menos três municípios, como Praia Grande, no Sul, e Joinville e São Francisco do Sul, no Norte. No Rio Grande do Sul, diversas regiões registraram alagamentos e estradas também foram bloqueadas. Em Porto Alegre, várias ruas ficaram inundadas. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

Através do Twitter, o governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) afirmou que "as próximas horas ainda inspiram muitos cuidados. A chuva já está se deslocando para o Sul, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos para a região". Em Joinville e São Francisco do Sul, no Norte, foram registrados dois deslizamentos

O governador ainda fez um alerta para que "as pessoas acompanhem as informações e evitem sair de casa. Se morarem perto de rios ou córregos, devem ficar atentos à elevação do nível da água", orientou.

Em Praia Grande, 20 pessoas tiveram que sair de suas casas após deslizamentos. Em Tubarão, também no Sul, foram retirados 19 idosos de uma casa de repouso por causa de alagamento. Em Pescaria Brava, Laguna e Jaguaruna aconteceram alagamentos pontuais. Já em Balneário Rincão o nível da água subiu bastante, assim como em Forquilhinha, informou o governador, que acompanha os transtornos causados nessas regiões.

A Defesa Civil de Santa Catarina prevê que o ciclone extratropical continue avançando pelo estado na madrugada e manhã de sexta-feira. A expectativa é de chuva intensa e volumosa principalmente na faixa leste.

Há ainda previsão de rajada forte de vento, podendo chegar a 80km/h. “A sequência de dias chuvosos traz risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações”, diz o boletim.

Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) afirmou que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão mobilizadas para dar assistência às comunidades mais afetadas.

No Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, no norte do estado do Rio Grande do Sul, a unidade ficou alagada.

Em Maquiné, no Litoral Norte, o prefeito afirmou que várias famílias estão ilhadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade, que fica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, recebeu alerta de "Grande Perigo" para chuvas intensas e ventos fortes. João Marcos Bassani dos Santos chegou a implorar para que as pessoas saíssem de casa para evitar uma tragédia. O prefeito orientou para que os moradores buscassem abrigos em locais mais altos da cidade.

"O Centro da cidade nunca esteve assim na história do município, pelo menos na história recente. Saiam das suas casas, bens materiais a gente recupera. Vamos pensar nas vidas", afirmou.

Aulas suspensas

Ainda de acordo com o governador Jorginho Mello (PL), devido as fortes chuvas, as aulas nas escolas estaduais foram suspensas na região da Amesc.


Fonte: O GLOBO