Fenômeno cresce e já existem veteranos nas redes sociais como Alice, hoje com quatro anos, Lulu, com três, e Arthurzinho com 2

As gracinhas de bebês não agradam só as mamães corujas que, desde que o mundo é mundo, vivem na turma do gargarejo de suas crias. 

Maria, de 10 meses, que viralizou ao fingir desmaio para não fazer a lavagem nasal, é apenas uma das influencers que mal saíram do berçário e alçaram o estrelato nas redes sociais. 

Uma lista de peso que surgiu nos últimos anos mostra que o potencial de fofura encanta os internautas que não se cansam da inteligência de Alice Secco que começou a falar aos oito meses e, em pouco tempo, era capaz de balbuciar "oftalmologista" e arrasava em "trava-linguas" ou de Lulu Mendonça, que de forma parecida, fazia poses, falava ao telefone e praticamente tinha conversas de igual para igual com os pais. Somente as duas, juntas, contabilizam mais de 6 milhões de seguidores no Instagram.

Mas as duas, hoje com 3 anos, são já são experientes. Outras crianças prodígio, como Arthur Tamiosso, filho de músico que arrasa na guitarra, estão por aí arrebentando audiência e corações. Arthur, por exemplo, que é fã de MPB, chamou atenção até de Lulu Santos após arranhar alguns acordes. 

Enquanto toca, com muita dedicação — até com uma pegada meio hardcore —, ele pode, ao mesmo tempo, pular incansavelmente sobre o sofá. É tanta energia que o seguidor não sabe se presta atenção no desempenho musical ou na estrepolias do menino, que também tem três anos. 

O sucesso começou com violões de brinquedo que foram crescendo até ele, sem qualquer cerimônia, passou a tocar nos instrumentos do pai. Na internet, ele ficou conhecido como "bebê músico".

— Arthurzinho, agora faz aquela batida abafada, "tchan-tchan" — sugere a mãe, a nutricionista Mariana Tomiosso, grávida de Antonella, e assiste a Arthur reproduzindo o som exatamente como o proposto aos 2 anos e 10 meses.

No último post, a mamãe exibe como seu "bebê músico" passou a tocar com o pai. No vídeo, os dois tocam juntos. 

Ela conta que o filho pediu para tocar a música do "mosquito" e que o marido, Will, fez a nota e Arthur as repetiu com perfeição, "inclusive no nível hard, bem rápido, sem errar! Ele faz isso como se estivesse escovando os dentes, que no caso para ele é mais difícil", brinca. A família dó-ré-mi, que está crescendo, reuniu, em pouco tempo, 685 mil seguidores. E contando.

Especialistas dizem que bebês prodígios são um fenômeno genético que ganha amplitude com estímulos lúdicos em geral proporcionados pelos pais. Padrões não devem ser perseguidos, mas a literatura médica aponta que o desenvolvimento cognitivo dos pequenos abrange várias habilidades como motoras, de linguagem, sociais e afetivas. 

Até os dois anos, acontecem mudanças significativas em que as crianças aprendem a andar e a se comunicar, um período em que o cérebro é altamente plástico e sujeito ao meio.

Alice, que mora em Londres com os pais e, claro, já exibe sua proficiência em inglês, completou 4 anos e ganhou a irmãzinha Júlia, que está com 6 meses. Por enquanto, ela é a integrante mais famosa da família. 

Num dos últimos posts, a mãe que foi com Alice no Programa do Bial responde às dúvidas de seguidoras que disseram ter ficado impressionadas quando a menina, diante do jornalista, se recusou a cantar. E o papo seguiu normalmente sem insistência da mãe:

— Eu perguntei para ela se ela queria cantar, ela disse que não com muita naturalidade quero e o papo seguiu — lembrou Morgana, acrescentando que a família trata as habilidades da menina com muita liberdade, e chamou atenção para o fato de que pais autoritários acabam criando filhos que têm dificuldades de dizer "não". — A gente não precisa fazer algo que nos deixa desconfortável para agradar os outros.

Há também bebês que influenciam milhares (e até milhões) do outro lado das telas desde a barriga. É o caso da pequena Lua filha dos ex-BBBs Viih Tube e Eliezer: antes de nascer, no dia 9 de abril, ela já tinha 1,47 milhão de seguidores no Instagram, num perfil criado pelos pais. Hoje, Lua ultrapassa os dois milhões e tem até fã clube nas redes. 

Uma foto da bebê num tapete que indica os meses, todo rosa com desenhos de nuvens, ganhou a legenda: "Mamãe agora inventou de fazer foto nesse tapete todo mês alguém me salva dessa maluca". Os pais também fazem dinheiro com o sucesso da chegada da menina: uma marca de brinquedos inspirada em Lua (a Baby Tube) faturou em 24 horas após seu lançamento mais de R$ 2 milhões.

Uma seleção das "gracinhas" que mais arrastaram multidões na internet:

Alice como garçonete de um restaurante inglês

Arthurzinho, o "bebê músico", dá seu show com "Ana Júlia" dos Los Hermanos

Lulu "vende" a preços superfaturados em sua lojinha

Com dois milhões de seguidores, Lua é influencer desde a barriga


Fonte: O GLOBO