Levantamento “Global Advisor - LGBT+ Pride 2023” mostra ainda que 68% das pessoas afirmam conhecer alguém que se identifica como homossexual

Mais da metade dos brasileiros (51%) é favorável à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com a pesquisa “Global Advisor - LGBT+ Pride 2023”, feita pela Ipsos em 30 países.

Por outro lado, 15% responderam que casais homoafetivos deveriam obter algum reconhecimento legal, mas não o casamento, enquanto 14% não concordam com nenhum reconhecimento legal dessas relações, e 20% não souberam opinar. No dia 28 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

O Brasil se mostra menos tolerante com casais homoafetivos do que o resto do mundo, já que a média global de aceitação de casamentos de pessoas do mesmo sexo é de 56%. 

A Holanda e Portugal são os países que mais apoiam, com 80% concordando com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, seguido da Espanha (78%). Já em Singapura, apenas 32% defendem que casais compostos por pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos casais heterossexuais.

A pesquisa também revela que 69% dos brasileiros acreditam que os casais homoafetivos devem ter os mesmos direitos para adoção do que casais heterossexuais, e 71% afirmam que casais com pessoas do mesmo sexo são tão prováveis quanto outros pais de terem sucesso na criação dos filhos.

Outro dado que o estudo revela é que 68% das pessoas afirmam ter um parente, amigo ou colega de trabalho que se identifica como lésbica, gay ou homossexual, e 47% disseram conhecer alguém bissexual. Por outro lado, apenas 20% responderam que conhecem alguém transgênero. A média global é de 13%.

A pesquisa foi realizada pela Ipsos em 30 países, com 22.514 entrevistados, sendo aproximadamente 1000 no Brasil, entre 17 de fevereiro e 3 de março de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.


Fonte: O GLOBO