Dia 15 de julho é considerado, desde 1992, o Dia Nacional do Homem, uma data criada para incentivar a prevenção de doenças na saúde masculina. A data começou na Ordem Nacional dos Escritores e se tornou ao longo do tempo um símbolo para impulsionar ações de acesso a atendimento, diagnósticos e tratamentos médicos, muitas vezes negligenciados pelo público masculino. A data se soma aos esforços do Dia Internacional do Homem, data promovida com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada no dia 19 de novembro.
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde busca promover a prevenção e os cuidados na saúde masculina. Segundo o diretor de Saúde da Casa, médico Arnoldo Andrade, a Aleam realiza atividades para saúde do homem durante o ano todo. “Entretanto, temos algumas dificuldades específicas em relação aos homens. Eles se cuidam menos do que as mulheres e estamos tentando reverter isso através da comunicação sobre saúde e conversação”, destacou.
Todo mês novembro, a Casa Legislativa promove a Campanha Novembro Azul que é focada na saúde masculina. “Promovemos uma Semana voltada à saúde do homem, para falar sobre os problemas de saúde dos homens, em especial sobre o câncer de próstata. Mas também oferecemos o ano todo consultas médicas para fazer avaliações periódicas de patologias crônicas e a promoção da qualidade de vida”, explicou Arnoldo Andrade.
Novembro Azul
Durante o mês de novembro a Assembleia também oferece para os servidores homens exames direcionados. “Nessa época nós oferecemos as condições para fazer exames urológicos, avaliamos a próstata, fazemos a ultrassonografia de abdômen total, a dosagem dos hormônios masculinos, principalmente a testosterona, e os exames em geral, para termos uma noção de como está a saúde desses servidores”, explica o diretor.
Na campanha de 2022, a Diretoria de Saúde da Aleam realizou 79 exames de ultrassonografia de próstata, 76 exames de PSA e 73 consultas. Ao todo, durante a campanha foram atendidos 87 pacientes e realizados 82 procedimentos.
Fonte: ALE/AM
0 Comentários