União entre homem e animal é celebrada há mais de 230 anos e relembra elo entre duas etnias da região
Entre aplausos, danças, votos de felicidades e um beijo, o prefeito de uma cidade do sul do México se casou com um jacaré, cumprindo um rito tradicional para pedir prosperidade e fartura para sua comunidade.
Víctor Hugo Sosa, prefeito de San Pedro Huamelula, comunidade indígena Chontal no istmo de Tehuantepec (sul do estado de Oaxaca), relatou sua afeição pela noiva réptil Alicia Adriana, que assume o papel de "a princesa" nesta antiga celebração.
— Aceito a responsabilidade porque nos amamos, isso é o que importa, não pode haver casamento se eles não se amam. Nós nos amamos e concordo em me casar com a princesa — disse Sosa durante a cerimônia.
A união entre um homem e uma mulher jacaré é celebrada nesta cidade há mais de 230 anos para comemorar o dia em que duas etnias da região, os Huaves e os Chontales, se integraram graças a um casamento.
Tradição de 230 anos
A tradição diz que o atrito entre os dois povos terminou com o casamento do rei Chontal, hoje representado pelo prefeito, e a princesa Huave, comunidade estabelecida na cidade de San Mateo del Mar, encarnada no jacaré fêmea.
O casamento permite-lhes "conectar-se com o que é o emblema da mãe terra. Todos pedindo aos poderosos a chuva, a germinação da semente, todas essas coisas que são a paz, a harmonia do homem chontal", explica Jaime Zárate, cronista de São Pedro Huamelula.
Antes de se casar, Alicia Adriana é levada de casa em casa para que os moradores dancem com ela, que está vestida com uma saia verde, fitas e lantejoulas coloridas. A boca ficou bem amarrada, para evitar problemas.
Alicia Adriana é então vestida com seu vestido de noiva branco, com enfeites de prata, e levada ao palácio municipal para se casar com o prefeito.
Joel Vásquez, pescador e habitante da vila, lança a sua rede e declara a sua fé que o casamento abrirá "uma boa pesca, para que haja prosperidade nesta nação, para que se encontrem caminhos para viver em paz e se formulem equilíbrios".
Após o casamento, o prefeito dança com o jacaré ao ritmo da música tradicional da cidade.
— Por causa do casamento que estamos tendo hoje, estamos muito felizes porque estamos celebrando a união de duas culturas, as pessoas estão felizes — disse Sosa à AFP.
A dança termina com um beijo que sela a união entre o rei e a princesa.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários