Dados são da primeira fase da Operação Aceiro, que ocorreu entre 12 de julho e 8 de agosto.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas combateu, na primeira fase da Operação Aceiro 2023, 115 focos de queimadas em áreas de vegetação nos municípios de Humaitá, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré e Apuí, todos localizados no Sul do estado.

Os dados, que correspondem ao período entre 12 de julho e 8 de agosto, fazem parte do plano de ação do Governo do Estado para combater o desmatamento e as queimadas no período da estiagem.

De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Orleilso Muniz, na terça-feira (8), a corporação realizou a troca de fase da operação, com retorno dos bombeiros que estavam atuando nos cinco municípios, desde julho, e envio de novas equipes para a segunda fase.

"Nosso trabalho tem sido de monitoramento, prevenção, fiscalização e, principalmente, combate dos focos de queimadas nesses municípios que compõem o chamado ‘Arco do Fogo’. [...] Vale destacar que a maior parte das áreas de ocorrências são terras de responsabilidade do Poder Federal. Por isso, também temos o apoio da Força Nacional nesse serviço operacional", destacou coronel Muniz.


Humaitá teve o maior número de queimadas. — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Do total de ocorrências registradas pelos bombeiros, Humaitá teve o maior número, seguido por Lábrea, Boca do Acre, Apuí e Manicoré. Além de combater incêndios, os bombeiros também auxiliam os moradores em outros problemas do cotidiano, durante a operação.

"Além das ocorrências de combate a focos de incêndios, nossos bombeiros também são acionados para ocorrências de outros segmentos como, por exemplo, resgate de animais silvestres, controle de inseto, busca em área de selva e acidente de trânsito. Por esse motivo, sempre enviamos militares de diversas áreas de atuação”, disse o comandante-geral.

Fonte: G1