Até o fim do ano, a Cigás quer fornecer gás natural para 16,2 mil unidades consumidoras, entre residências e imóveis comerciais.

Mais de 10 bairros de Manaus vão recebe obras de gás natural (GN) neste segundo semestre. A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) divulgou as localidades. Veja a lista.

A meta é ultrapassar 270 quilômetros de rede de distribuição, até o fim do ano. Até lá, a Cigás quer fornecer gás natural para 16,2 mil unidades consumidoras, entre residências e imóveis comerciais.

As obras abrangem todas as zonas, e vão ser executadas em 14 bairros de Manaus.

Confira a lista dos locais:

Zonas Norte

Colônia Terra Nova
Santa Etelvina

Zona Oeste

Tarumã
Santo Agostinho
Ponta Negra

Zona Centro-Sul

Flores
Aleixo
Nossa Senhora das Graças
São Geraldo
Parque 10 de Novembro

Zona Sul

Distrito Industrial

Zona Leste

Coroado
Distrito Industrial 2
Mauazinho

A Cigás, concessionária de distribuição e comercialização de gás natural, informou que investiu R$ 45,1 milhões nas obras da rede de fornecimento do GN.

Rede de distribuição

As instalações da rede de distribuição serão feitas por meio do método não-destrutivo, segundo a Cigás.

A técnica usada para construção de infraestrutura subterrânea de gasodutos compreende a abertura de “janelas” no piso asfáltico. "Onde é feito um furo direcional com uma máquina do tipo perfuratriz, eliminando a necessidade de grandes escavações", explicou a companhia.

A infraestrutura será composta de tubulações de aço e de polietileno de alta densidade - a depender do nível de consumo e natureza dos usuários da área.

De acordo com a Cigás, geralmente, o trabalho é executado à noite. "O horário das obras é diferenciado, geralmente, das 22h às 5h da manhã, a fim de evitar impacto à mobilidade urbana da cidade", disse a companhia.

A projeção é, até 2027, chegar a 427 quilômetros de rede de distribuição e superar a marca de 28 mil usuários de gás natural.

Fonte: G1