Encontro reúne, a convite do presidente, representantes dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), e busca discutir problemas que afetam a região, como, o desmatamento, garimpo, a questão indígena, e políticas públicas para a Amazônia.
Manaus vai receber um Centro de Cooperação Policial Internacional para enfrentar crimes da Amazônia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8), pelo presidente Lula, durante o primeiro dia da Cúpula da Amazônia que ocorre em Belém, no Pará.
O encontro reúne, a convite do presidente, representantes dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, e busca discutir problemas que afetam a região, como, o desmatamento, garimpo, a questão indígena, e políticas públicas para a Amazônia.
Segundo Lula, o Governo Federal vai criar bases fluviais e terrestres na região com a presença de forças de segurança para enfrentar os problemas da região.
"Vamos estabelecer em Manaus um Cento de Cooperação Policial internacional para enfrentar os crimes que afetam a região. O novo plano de segurança para Amazônia vai criar 34 novas bases fluviais e terrestres com a presença constante de forças federais e estaduais", disse.
Ainda segundo o presidente, as Forças Armadas também vão ter uma atuação mais ampla na região, o que permitirá a criação de um sistema de controle das fronteiras do local.
"O apoio das Foras Armadas na faixa de fronteira também será essencial neste reforço. Ele também permitirá a futura criação de um sistema integrado de controle de tráfego aéreo na região amazônica", enfatizou.
Histórico
A cúpula é tratada como uma prévia da COP 30, principal evento da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar das questões climáticas, que será realizado em 2025, também em Belém.
Lula anunciou a cúpula ainda antes de tomar posse, durante a Conferência do Clima realizada no Egito, no final de 2022.
"Quero também propor duas importantes iniciativas, a serem apresentadas formalmente pelo meu governo", disse na ocasião. "A primeira iniciativa é a realização da Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica.”
Já eleito, programou o encontro ainda em janeiro, no início do seu terceiro governo, tratando do assunto nos encontros bilaterais realizados logo após a sua posse.
Fonte: G1
0 Comentários