Problema afetou 25% da carga total do sistema de energia elétrica em evento 'de grande porte', segundo a Aneel

Estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sofrem um apagão na manhã desta terça-feira (15). Moradores de mais de 20 estados — como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul — e também do Distrito Federal relataram problemas com o fornecimento de energia elétrica a partir das 8h20.

Mapa mostra impacto no país de apagão nacional — Foto: Editoria de Arte

Houve problemas de distribuição no Norte e Nordeste e quedas de energia no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Propriedades de bairros na Zona Norte, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e pontos da Baixada Fluminense também ficaram no escuro. Segundo a Light, a energia elétrica já foi totalmente reestabelecida. São Paulo e outras cidades do estado, como São José dos Campos, tiveram o fornecimento interrompido em vários endereços.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para monitorar o apagão. O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi um "evento de grande porte".

— Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste.

ONS apura causas

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. O problema afetou 25% da carga total do sistema.

"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos", diz a nota.

O Grupo Equatorial Energia afirmou que houve registro, a partir das 8h30, de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional. Segundo informações da companhia, foi acionado o Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste num mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Sinais de trânsito de Teresina ficaram apagados e causaram transtornos no trânsito da capital do Piauí. Pelo menos três linhas do metrô de São Paulo foram afetadas. Já o metrô em Salvador, na Bahia, foi esvaziado por causa da falta de luz. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), a situação foi fora do sistema de distribuição. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que os passageiros precisaram andar pelos trilhos para deixar os trens.

Internautas de vários estados relataram problemas no abastecimento de energia elétrica.


Fonte: O GLOBO