Segundo a MetSul Meteorologia, haverá risco de vendavais e granizo e potenciais danos em parte do estado entre terça e quarta-feira

Enquanto parte do país enfrenta onda de calor e tempo seco, o Rio Grande do Sul registra fortes chuvas e granizo. Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva não dará trégua e na quarta-feira um ciclone deverá estar configurado na costa do estado, afetando principalmente o Leste e o Norte do estado. As chuvas, que se acentuaram no sábado, afetam atualmente as cidades ao sul e leste do estado. No Norte e Noroeste do estado o tempo está quente e firme.

Segundo a meteorologista Estael Sias, na terça-feira uma área de baixa pressão vai se deslocar do Nordeste da Argentina e Paraguai para o Sul do Brasil, alcançando Rio Grande do Sul e a área de divisa de Santa Catarina. "Esta baixa pressão reforçará muito a instabilidade durante o dia na terça com chuva intensa em muitos locais e temporais que localmente podem fortes e até severos com risco de vendavais e granizo, potencialmente médio a grande em alguns pontos com danos", afirmou no site da MetSul.

Depois das tempestades, a previsão, segundo ela, é que o tempo melhore gradualmente e ocorra uma sequência de dias de sol e tempo firme na maior parte do estado gaúcho a partir de quinta-feira.

Na madrugada de sábado a cidade de Bagé foi atingida por forte temporal de granizo. Foram registradas chuvas de granizo também em pontos de Pelotas e Arroio do Padra.

Nos vales do Taquari e do Rio Pardo o dia virou noite na manhã de sábado. A explicação, de acordo com a MetSul, foi a presença de nuvens carregadas e muito altas, capazes de gerar bloqueio em grande parte da luz solar e o efeito de escuridão. Os temporais no Rio Grande do Sul devem continuar nos próximos dias.


Fonte: O GLOBO