Foto: Danilo Mello/Aleam
As queimadas e seca no Amazonas foram temas abordados pelo deputado Delegado Péricles (PL) nesta quinta-feira (28), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Da tribuna, o parlamentar cobrou auxílio do Governo Federal para os problemas que o Estado vem enfrentando em decorrência do clima. Entre a noite de quarta-feira (27) e a manhã de hoje, a fumaça de queimadas que voltou a encobrir Manaus, deixou a qualidade do ar péssima na capital, principalmente nas zonas Sul, Centro-Sul e Oeste.
De acordo com o aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus apareceu com níveis “péssimos” de qualidade do ar nestes dois dias.
“Estamos vivendo o pior momento climático do Amazonas. Devido a vários pontos de queimada e desde ontem estamos vendo Manaus encoberta pela fumaça. O índice de qualidade do ar hoje na capital feita por este aplicativo é de assustar, principalmente na zona Sul da cidade. Além disso, também estamos enfrentando problemas com a seca deste ano, que está severa e atinge todos os municípios do Estado. Precisamos realmente de forças para diminuir esses problemas que são graves”, disse.
O deputado também lembrou dos esforços feitos pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) no combate às queimadas e em operações que tentam minimizar os reflexos da seca, e criticou a falta de ações emergenciais por parte do Governo Federal no auxílio ao Estado.
“Cadê a ministra Marina Silva? Ela não aparece aqui, ela não fala nada sobre isso. O que ela fala é que não pode pavimentar a BR-319 que já existe há anos e que trará mais desenvolvimento ao Estado. O governador já direcionou recursos para agir nas queimadas, mas o Governo Federal também poderia auxiliar direcionando as Forças Armadas para ajudar no combate às queimadas e em ações nos municípios do interior do Estado”, criticou o parlamentar endossando que a Aleam emita uma Nota de Repúdio contra a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Fonte: ALE/AM
0 Comentários