Maioria das prisões está relacionada aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo

Quarenta e nove pessoas foram presas e quatro adolescentes foram apreendidos durante ações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Polícia Militar (PMAM), no período de 13 a 15 de outubro. A maioria das prisões está relacionada aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. As ocorrências foram registradas em Manaus e interior do Estado.

De acordo com o relatório do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do total de prisões, 20 foram por porte ilegal de arma de fogo. Além deste tipo de crime e do tráfico de drogas, houve também casos de homicídio e roubo.

No total, 18 armas de fogo foram apreendidas durante as ações, que resultaram ainda na apreensão de 40 armações de revólver, 126 munições, drogas, balanças de precisão e dinheiro em espécie.

Manaus

Na sexta-feira (13/10), por volta das 16h, três homens, entre 18 e 23 anos, foram presos por policiais militares da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na Avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e furto.

Conforme o relatório do Ciops, um policial, de 54 anos, denunciou o filho, de 18 anos, afirmando que o jovem teria furtado sua arma. A equipe policial iniciou as buscas pelo filho do policial e o encontrou com mais dois suspeitos. Com eles foram encontrados e apreendidos um revólver, uma pistola, um carregador de pistola, 17 munições, quatro balanças de precisão, 38 trouxinhas de pasta base de cocaína, quatro porções de cocaína, sete porções de skunk, 13 cigarros de maconha e R$ 79,70 em espécie.

Os suspeitos foram presos em flagrante e direcionados para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

No sábado (14/10), na Avenida São Jorge, bairro São Jorge, zona oeste, por volta das 18h20, policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) prenderam dois homens, de 20 anos, por porte ilegal de arma de fogo e roubo.

A dupla foi presa após roubar duas vítimas, de 18 e 24 anos, que transitavam pelo local. Durante abordagem aos suspeitos, a polícia encontrou uma pistola, três aparelhos celulares e três munições.

Interior

No município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), por volta das 14h30, três homens foram presos por policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), suspeitos de envolvimento na morte de uma mulher, de 47 anos, e por porte ilegal de arma de fogo.

A prisão dos suspeitos ocorreu durante patrulhamento da equipe, que avistou o trio em tentativa de homicídio contra um homem. Ao perceber a presença dos policiais, o trio tentou fugir atirando contra a equipe, que revidou. Os suspeitos foram presos.

De acordo com o 8º BPM, os homens foram reconhecidos por testemunhas por terem invadido uma casa e matado a proprietária do imóvel. Eles foram conduzidos para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC).

Fonte: AG/AM