Foto: Gilson Melo
De autoria do deputado Daniel Almeida (Avante), Projeto de Lei n° 918/2023 visa estabelecer diretrizes para a criação do “Programa Voluntário da Família na Escola”. A iniciativa busca fortalecer a participação e o envolvimento dos familiares no processo educacional, valorizando a parceria entre a família e escolas públicas do Estado do Amazonas.
O objetivo é promover uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos estudantes, buscando estimular a responsabilidade compartilhada e a consciência cidadã, por meio do engajamento das famílias na comunidade escolar.
Envolvimento Familiar
Atualmente, é cada vez mais reconhecido que a participação da família é fundamental para o sucesso educacional dos alunos.
Estudos demonstram que alunos com maior envolvimento familiar tendem a apresentar melhores resultados acadêmicos, comportamentais e emocionais. Nesse sentido, o Programa Voluntário da Família na Escola surge como uma possibilidade de fortalecer essa relação e proporcionar benefícios diretos aos estudantes.
Benefícios e expectativas
Com a aprovação do PL, espera-se que haja uma maior integração entre escola e família, fortalecendo o vínculo entre ambos.
Além disso, as escolas estaduais que pretendam aderir ao Programa, criarão diretrizes necessárias para o funcionamento aos finais de semana, proporcionando dentro do ambiente escolar o desenvolvimento de atividades voltadas para esporte, cultura e demais atividades pedagógicas existentes.
Dessa forma, a participação dos familiares nas atividades escolares pode contribuir para o aumento da autoestima e motivação dos estudantes, bem como influenciar positivamente em seu desempenho acadêmico.
O parlamentar acredita que a parceria entre a escola e a família traz diversos benefícios para os jovens.
“A sintonia entre família e escola possibilita que o desenvolvimento da criança e o processo de aprendizagem sejam ampliados. Dessa forma, o programa é uma proposta que tem o intuito de estabelecer uma parceria sólida entre a escola e a família, com o intuito de potencializar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças e jovens”, concluiu Almeida.
O projeto foi encaminhado e será analisado pelas comissões competentes da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Fonte: ALE/AM
0 Comentários