Analistas esperavam leve alta do setor; dado foi divulgado nesta terça pelo IBGE

Após três altas seguidas, o volume de serviços prestados caiu 0,9% em agosto, puxado principalmente pelo setor de transportes, afetado pela tradicional perda de fôlego da safra agrícola no segundo semestre. O dado foi na contramão da expectativa do mercado, que acreditava em leve alta de 0,4% na comparação com julho.

Todos os modais de transportes tiveram queda, segundo o IBGE. Os transportes terrestres caíram 0,9%, aquaviários recuaram 1,3%, aéreos tiveram queda de 0,3% e serviços de armazenagem tombaram 5,5%.

- O transporte de cargas atingiu o ápice em julho de 2023, ou seja, está com uma base de comparação muito elevada - apontou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. - Vamos observar como o transporte de cargas se comportará no segundo semestre com uma produção agrícola menos pujante.

Ele ressaltou ainda que a gestão de portos e terminais, que está dentro de armazenagem, vem perdendo fôlego há algum tempo.

- A gestão de portos e terminais, que está dentro do subsetor de armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio, vem apresentando perda de fôlego há algum tempo, registrando um impacto importante na pesquisa - avaliou.


Fonte: O GLOBO