Apreensões aconteceram em ações distintas durante o feriadão, entre os dias 12 e 15 de outubro; suspeitos tentavam embarcar para o exterior com a droga

A Polícia Federal prendeu, durante o feriadão, cinco passageiros que tentavam embarcar em voos internacionais com drogas escondidas em forros de chapéus, xales, solas de tênis e até chaveiros, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As ações aconteceram entre os dias 12 e 15 de outubro. 

Na quinta-feira, dia 12, dois passageiros foram presos em ações distintas. Um deles — brasileiro que tenteva embarcar para o Panamá — carregava quase 5 kg de cocaína impregnados em forros de xales, cintos, chaveiros e chapéus, dentro da mala. A presença da droga foi comprovada por meio de exames periciais.

Outro brasileiro, no mesmo dia, tentou embarcar com quase 4 kg de cocaína escondidos em fundos falsos forjados na mala. Este, no entanto, viajaria para Portugal, e também foi preso.

Drogas nas pernas e nas solas dos sapatos

Na sexta-feira, outro passageiro tentou embarcar para Portugal com cocaína. Dessa vez, a droga estava escondida em um suporte fixado às pernas do homem. Segundo a Polícia Federal, ele transportava mais de 1 kg do entorpecente.

No dia seguinte, outro brasileiro tentava embarcar com cocaína. Ele escondeu meio quilo da droga nas solas dos tênis que usava para viajar à França. Quando recebeu voz de prisão, segundo a PF, ele também confessou ter engolido cápsulas com a mesma droga, e precisou ser levado a um hospital para expelir as cápsulas, devido ao risco de morte.

O último suspeito preso com drogas durante o feriadão carregava oito malas com forros impregnados de cocaína. A bagagem, segundo a PF, totalizava 16 kg. Boliviano, o homem tentava embarcar para a Turquia, e disse ter trazido a droga de Santa Cruz de La Sierra, cidade da Bolívia.

Todos os suspeitos presos podem responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, e serão apresentados à Justiça Federal.


Fonte: O GLOBO