Nos anos do hexa e do octacampeonatos, rubro-negro só assumiu a liderança na penúltima rodada

Mesmo os rubro-negros mais pessimistas veem agora a reta final do Brasileirão com uma pitada de esperança. A vitória sobre o Bragantino no Maracanã na quinta-feira, deixou o Flamengo a dois pontos do líder do campeonato faltando quatro rodadas para o fim. Assim também era a situação da equipe em 2009 e 2020, quando conquistou os títulos.

A situação mais parecida é a de 2020. A equipe comandada por Rogerio Ceni ficou no G4 durante bastante ao longo do campeonato, mas tomou fôlego mesmo na reta final. Enquanto Internacional, São Paulo e Atlético-MG se revezavam no topo — os times gaúcho e paulista ficaram 14 rodadas na liderança, cada um, e o time mineiro foi líder em sete —, o Flamengo "correu por fora", somando pontos preciosos em partidas decisivas.

Assim, na 30ª rodada, o Flamengo assumiu a vice-liderança, e ao fim da 34ª, somava 64 pontos contra os 66 do Internacional. Na penúltima rodada, venceu o Colorado por 2 a 1 no Maracanã em uma especial de final antecipada e pulou para o topo. Mesmo com a derrota para o São Paulo na última partida do campeonato, o empate do Internacional com o Corinthians garantiu o título do Flamengo, com 71 pontos.

Também com boa dose de emoção e decidido na última rodada, o Flamengo conquistou o hexacampeonato brasileiro em 2009. O gol de Ronaldo Angelim no escanteio que o Petkovic cobrou deu o Flamengo a vitória sobre o Grêmio na última rodada e quebrou o jejum de 17 sem vencer um Brasileirão. O jogo do título foi disputado em 6 de dezembro, data da última rodada da edição deste ano.

A trajetória até lá, no entanto, foi bem diferente. Depois de começar mal o campeonato sob o comando de Cuca, o auxiliar técnico Andrade assumiu a equipe até o final do campeonato. Ele chegou na 13ª rodada, quando a equipe estava na oitava posição, e terminou o turno em sétimo, com 27 pontos.

No returno, veio a arrancada rumo ao título. Ao final da 34ª rodada, o Flamengo ocupava a terceira posição com 57 pontos, superado por Palmeias (58) e São Paulo (59). Na rodada seguinte, assumiu a vice-liderança e só saiu dela na penúltima etapa, quando venceu o a Corinthians por 2 a 0 e assumiu a ponta, terminando o torneio com 66 pontos e mais uma taça na conta.


Fonte: O GLOBO