Lula disse que, apesar da ampliação do número de ministérios, o quadro de funcionários de seu governo é menor do que o de seu mandato que iniciou em 2010
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta terça-feira, a criação de novos ministérios e aumentar a oferta de concursos em seu governo para ampliar o quadro de funcionários.
Sob o governo de Lula, o número de ministérios aumentou de 22 para 38. Entre as novas pastas criadas, estão os ministérios dos Povos Indígenas, das Mulheres, e da Igualdade Racial. Segundo presidente, a ampliação foi "extremamente importante para a relação com segmentos muito ativos da sociedade".
— Nós recriamos os ministérios com uma decisão que não iríamos aumentar um único cargo. Ou seja, só para você ter ideia, nós remontamos o governo, recriamos os ministérios, com menos funcionários que tínhamos no governo em 2010 — disse Lula durante sua live semanal.
Lula ainda afirmou que o quadro de funcionários do governo não foi recomposto até hoje. Tendo isso em vista, o presidente visa aumentar a oferta de concursos públicos.
— Obviamente vamos ter que fazer mais concursos para preencher e atender (a demanda de funcionários), como vamos ter fiscais para combater o desmatamento, para combater as queimadas? — completou o presidente.
Até o momento, neste ano, foram 20.004 vagas autorizadas pelo governo, ao considerar concursos públicos, provimentos e contratações temporárias em todos os órgãos e entidades da administração pública federal. Só os concursos públicos foram 9.066 vagas autorizadas neste ano. Os dados são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público (MGI).
Fonte: O GLOBO
0 Comentários