Foto: Miguel Almeida
Um reconhecimento do trabalho desenvolvido no combate à violência obstétrica no Amazonas. A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) escolheu a defensora pública Caroline Pereira de Souza como sua homenageada na solenidade de entrega da Medalha de Mérito Legislativo de 2023. A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira (12/12), no plenário Ruy Araújo, na sede do Poder Legislativo.
“A Medalha do Mérito Legislativo é concedida a personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e a doutora Caroline faz um trabalho incrível à frente do Comitê Estadual de Combate à Violência, do qual a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa também faz parte. O reconhecimento é também uma forma de lembrarmos a importância desse tema perante a sociedade”, justificou a deputada Alessandra Campelo.
Trajetória
A defensora pública Caroline Pereira de Souza é pós-graduada em Direito Processual, atua na Vara de Fazenda Pública e integra o Grupo de Trabalho da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) no Combate a Violência Obstétrica e coordena o Comitê Multi-Institucional de Enfrentamento à Violência Obstétrica no Amazonas.
A homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo de 2023 começou na DPE como estagiária em 2005, passou a exercer o cargo de defensora pública no Amazonas em 2013. Sua primeira lotação de trabalho foi no município de Manaquiri, segundo ela “uma experiência inesquecível, sobretudo pelas histórias que viveu com as pessoas”. Foi convocada inúmeras vezes para atuar em diversas áreas na capital (Criminal, Cível, Família e Especializadas), tomando contato também com todas as questões que afetavam o trabalho diário dos defensores em Manaus.
Promovida para a capital, Caroline atuou nos processos que tramitam nos Juizados Especiais Cíveis, situados nas zonas Leste e Norte da cidade. Hoje atua nas Varas de Fazenda Pública, como Defensora Pública de 2ª Classe. Esteve à frente da Coordenadoria Temática Cível por três anos, no Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas. Na DPE-AM, foi eleita conselheira por duas vezes.
“Recebi a indicação da deputada Alessandra com muita honra e muita alegria. É o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Comitê Estadual de Combate à Violência Obstétrica, em cooperação com diversas instituições. Enquanto coordenadora, eu dedico esse prêmio a todas as componentes do comitê e que trabalham em colaboração para que a gente possa cada dia mais melhorar a assistência obstétrica no Amazonas”, disse a homenageada.
Fonte: ALE/AM
0 Comentários