Esse é o primeiro vídeo transmitido do espaço profundo para a Terra, percurso realizado foi de mais de 30 milhões de quilômetros de distância

A NASA transmitiu um vídeo de 15 segundos de um gato brincando em alta definição para a Terra, a quase 30 milhões de quilômetros de distância, informou a agência espacial na segunda-feira. A distância é o equivalente a 80 vezes o percurso do nosso planeta para a Lua. Feito é parte de um experimento para a Deep Space Optical Communications da NASA.

Segundo a NASA, levou apenas 101 segundos para o laser chegar à Terra. A agência espacial espera um dia transmitir vídeos e outros dados maiores para o espaço mais remoto. Estratégia busca viabilizar futuras missões humanas para além da órbita da Terra.

O vídeo foi transmitido para o nosso planeta pela sonda Psyche, que viaja a cerca de 30 milhões de quilômetros da Terra. O vídeo em alta qualidade mostra o gato Taters em busca de um ponto vermelho que se move rapidamente.

O sinal codificado de infravermelho próximo foi recebido pelo Telescópio Hale no Observatório Palomar da Caltech no Condado de San Diego e, a partir daí, enviado para o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) no sul da Califórnia.

"Um dos objetivos é demonstrar a capacidade de transmitir vídeo de banda larga por milhões de quilômetros. Nada em Psyche gera dados de vídeo, então normalmente enviamos pacotes de dados de teste gerados aleatoriamente. Mas para tornar este evento significativo mais memorável, decidimos trabalhar com designers do JPL para criar um vídeo divertido, que capture a essência da demonstração como parte da missão Psyche", disse Bill Klipstein, gerente do projeto de demonstração de tecnologia no JPL.


Fonte: O GLOBO