Mais moderna aeronave da América Latina, o modelo consegue chegar a 2.400 km/h, equivalente a duas vezes a velocidade do som

O novo avião caça Saab F-39E Gripen chegou ao Porto de Navegantes (SC) nesta segunda-feira, a bordo do navio holandês MV Florijngracht. O modelo, identificado pela matrícula FAB 4107, é o oitavo do tipo adquirido pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo informações do portal Poder Aéreo, a chegada do FAB 4108 está prevista para fevereiro de 2024. O primeiro caça, FAB 4100, chegou em território brasileiro em 2020, e fica estacionado no centro de testes GFCT (Gripen Flight Test Centre), em São Paulo. Já os demais aviões Gripen foram incorporados ao 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA), na Base Aérea de Anápolis (GO).

Em comunicado via redes sociais, a Polícia Militar de Navegantes informou que uma operação especial de trânsito será realizada na noite desta terça-feira, com cinco bloqueios em diferentes alturas na Avenida Portuária, para o transporte do caça até o aeroporto da cidade.

F-39 Gripen

Após 16 anos de projeto, o avião, fabricado pela empresa sueca Saab, vai integrar o 1º Grupo de Defesa Aérea, esquadrão responsável pela implantação do modelo no Brasil. Trata-se de uma aeronave multimissão, com funções de patrulha (ar-ar), ataque (ar-terra) e ainda com capacidade de operações contra alvos marítimos (ar-mar).

O Gripen começa a substituir gradativamente os F-5M, caça de fabricação americana que entrou em serviço no Brasil em 1975 e cuja modernização, executada pela Embraer, terminou em 2020. Até o momento, apenas quatro aeronaves chegaram ao Brasil, mas a previsão é que, até 2027, as demais sejam entregues à Força Aérea, totalizando uma frota de 36 caças.

Os aviões têm capacidade de voar a até 16 mil metros de altura, em uma velocidade máxima de 2.400 km/h. Pronto para combate, o Gripen pode percorrer por volta de 1.100 quilômetros, se equipado com armamento externo — vazio, ele consegue cruzar até quatro mil quilômetros.

Em uma velocidade média usada pelo caça, de 2.100 km/h, por exemplo, ele é capaz de percorrer a distância de 365 quilômetros entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo em apenas 12 minutos. Além de ser equipado com radares e sensores avançados, o caça tem sistema inteligente de detecção de alvos, o que a torna a mais moderna aeronave em operação na América Latina.

Segundo a FAB, o avião pode receber mísseis ar-ar de curto e longo alcance, mísseis ar-superfície e bombas guiadas por laser ou GPS para emprego contra alvos na terra e no mar. A aeronave suporta decolar com um peso máximo de 16,5 toneladas para missões de defesa aérea, ataque e reconhecimento, sem precisar voltar para a base e mudar a sua configuração


Fonte: O GLOBO