Instituto prevê a construção de centro especializado em câncer no local onde cientista ganhadora do Nobel conduzia pesquisas

Um edifício histórico relacionado com as pesquisas conduzidas durante anos pela cientista francesa Marie Curie será movido "pedra por pedra" para evitar a sua demolição, disse nesta quarta-feira a ministra da Cultura do país, Rachida Dati.

O Pavilhão das Fontes é uma pequena construção no lugar histórico onde funcionava o laboratório da pesquisadora.

O atual Instituto Curie pretendia construir naquele local um prédio de cinco andares, com aproximadamente 2 mil metros quadrados, para abrigar um centro de química biológica especializado em câncer. Mas a mobilização dos defensores do patrimônio histórico conseguiu fazer com que a demolição fosse suspensa no início de janeiro.

Marie Curie foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel (prêmio que conquistou duas vezes) nas categorias de Física e Química.

A recém-nomeada ministra da Cultura confirmou numa entrevista à rádio que o edifício “será deslocado alguns metros” para que o centro planejado possa ser construído.

Dati, que antes de ser nomeada ministra liderava um distrito municipal parisiense, já havia solicitado meses atrás a inscrição do Pavilhão das Fontes no inventário dos monumentos históricos franceses.

“Esta posição permite conciliar a ambição médica e científica, ao mesmo tempo que se associa a uma dimensão memorial muito importante”, explicou à AFP Alain Puisieux, diretor do centro de pesquisas do Instituto Curie.


Fonte: O GLOBO