Delegação visitará quatro cidades na próxima semana. Presidente está no cargo através de liminar, que deve ser julgada até março pelo pleno do STF

O Brasil recebe na semana que vem uma comitiva da Fifa, que irá vistoriar algumas das cidades que podem ser sedes de jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. O país é candidato — até o ano passado favorito —, mas precisa que não haja reviravoltas políticas na CBF para que seja o escolhido.

O país concorre com as candidaturas unificadas de Estados Unidos e México, e da Alemanha, Bélgica e Holanda. A sede escolhida será divulgada em 17 de maio, durante Congresso da Fifa, Bangkok, Tailândia.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que havia sido afastado por uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, voltou ao poder através de uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. Apesar de ser considerado difícil que aconteça, essa decisão pode ser revista.

O caso ainda será julgado pelo pleno do STF, a data ainda não está definida. Contudo, há a expectativa que o processo seja pautado para março.

A candidatura brasileira escolheu dez cidades como sedes. Porém, a comitiva da Fifa Só visitará quatro. No da 20, eles estarão no Rio de Janeiro (Maracanã); no dia 21, em Brasília (Mané Garrincha); no dia 22, em Salvador (Fonte Nova); e finalização as inspeções no dia 23, em Recife (Arena Pernambuco).

Também receberão jogos, caso o Brasil seja escolhido como sede, as cidades de Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Cuiabá e Manaus.

O Brasil é o último país candidato a ser visitado. A delegação da Fifa já esteve nos Estados Unidos e México de 26 a 29 de janeiro e na Alemanha, Bélgica e Holanda entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

A partir dessas visitas a comitiva vai elaborar um relatório técnico que servirá de base para que o país sede seja escolhido. A delegação conta com 16 pessoas, entre elas a diretora de Futebol Feminino da FIFA, Sarai-Paea Bareman, e a diretora de Competição da Copa do Mundo Feminina, Rhiannon Ceirwen Martin.


Fonte: O GLOBO