Fernando Marman, 60, e Luis Har, 70, estavam presos há quase quatro meses; Exército israelense admitiu ter usado 'intenso poder de fogo' na operação de resgate
O Exército de Israel resgatou, na manhã desta segunda-feira, dois reféns do Hamas sequestrados nos atentados terroristas de 7 de outubro. Fernando Simón Marman, de 60 anos, e Norberto Luis Har, de 70, foram resgatados após uma operação militar em Rafah. Segundo autoridades sanitárias do enclave palestino, a operação israelense contou com bombardeios aéreos e de artilharia como manobra de distração, e deixou ao menos 100 pessoas mortas.
Os dois libertados nesta segunda estão em bom estado de saúde, confirmou o hospital após uma primeira revisão. Eles são cunhados e foram capturados no ataque de 7 de outubro em um kibutz próximo a Gaza. Além deles, três parentes foram feitas reféns: Clara Marman, esposa de Luis; sua irmã, Gabriela Leimberg, e a filha adolescente desta última, Mia Leimberg. As três, também com nacionalidade argentina, voltaram para suas casas no final de novembro, quando Israel e Hamas trocaram 105 reféns por 240 prisioneiros palestinos.
Luis e Clara se conheceram em Israel e viviam em casas separadas, mesmo estando casados. No sábado dos atentados terroristas, estavam no kibutz Nir Yitzhak, onde 400 pessos morreram. A família de Luis mora na Argentina e ele estava planejando uma viagem ao país quando foi sequestrado. Já Fernando também vive em Israel, mas tinha ido passar o fim de semana com a irmã no mesmo kibutz, situado a menos de quatro quilômetros da fronteira com a Faixa de Gaza.
O escritório da Presidência da Argentina expressou gratidão pela operação. Javier Milei, que acabou de concluir uma visita a Israel, demonstrou apoio total ao país, reafirmou sua promessa de transferir a Embaixada para Jerusalém e classificou o Hamas como “nazismo moderno”. Em comunicado, o escritório lembrou que Milei pediu tanto a Netanyahu quanto ao presidente, Isaac Herzog, a libertação de todos os reféns argentinos, que são cerca de 10.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários