Inmet emitiu alertas laranja e amarelo para regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e partes do Sudeste; veja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destacou alertas de 'perigo' e 'potencial perigo' para chuvas intensas em boa parte do território nacional para esta semana. Apesar dos maiores destaques para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, capitais de outras partes do Brasil também deverão iniciar a semana com previsão de fortes chuvas e tempo predominantemente nublado.Na cor laranja, Inmet determina situações que classifica como 'perigo'. No mapa abaixo, é possível ver um recorte que cobre parte do Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e uma pequena parcela do Rio de Janeiro.
Nesses locais destacados, segundo o Inmet, há possibilidade de chuvas de 50 a 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Previsão do tempo para o Brasil na última semana de fevereiro de 2024 — Foto: Reprodução / Inmet
A parte correspondente ao alerta amarelo significa 'perigo potencial'. Para esta semana, ela corresponde parte do Amazonas, Pará, Amapá e pequeno trechos do Tocantins. Já no Nordeste, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e quase a totalidade do Maranhão. No Sul, a concentração amarela cobre todo o Rio Grande do Sul e cerca de metade de Santa Catarina.
A semana começa no Rio de Janeiro com muitas nuvens e pancadas de chuva para esta segunda-feira. Com tendência de ligeiro declínio, a temperatura deve variar entre 23°C e 29°C. A situação chuvosa deve perdurar até quarta-feira, em que há previsão de nuvens com elevação da temperatura que pode variar com máximas de 36°C e mínimas de 25°C. Na quinta-feira, a capital carioca volta a ter chuvas, mas isoladas e com pequena redução na temperatura.
Chuva no Rio de Janeiro — Foto: Arte O Globo
Em São Paulo, há previsão de chuvas com início na segunda-feira e se intensificando a partir de terça, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Apesar disso, a temperatura na capital paulista deve seguir em sentido de ligeira elevação, com máxima esperada de 33°C na quarta-feira, quando a chuva dá lugar a um dia nublado. No entanto, as intensas chuvas deverão voltar para os paulistanos a partir da quinta-feira, com ligeira queda na temperatura, com máximas de 30°C e mínimas de 22°C
São Paulo vai começar a próxima semana com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. — Foto: Edilson Dantas
Brasília, como é possível visualizar no mapa, está livre de alertas para intempéries e terá uma semana ensolarada. Com poucas nuvens distribuídas ao longo dos dias, a temperatura da semana para a capital varia entre 32°C e 18°C. A situação se repete em Belo Horizonte, no entanto, a capital de Minas Gerais terá menor amplitude térmica, com variação de 32°C a 20°C.
Memorial JK, um dos cartões-postais de Brasília, no Distrito Federal — Foto: Divulgação / Ministério do Turismo / Roberto Castro
Com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas, Manaus começará a segunda-feira com o clima que determina também o resto da semana na região Norte. Terça, quarta e quinta serão dias de temperatura estável, mas com chuvas muito intensas e temperaturas de até 35°C.
Vista aérea do polo industrial de Manaus: modelo da Zona Franca vai na contramão da reforma tributária — Foto: Divulgação/Suframa
Já Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, terá um início de semana nublado, com ocorrência de pancadas de chuvas durante o dia e intensificação na parte da noite; a situação perdura até terça-feira. Com a predominância de elevação da temperatura já para a quarta-feira, é previsto que o dia será marcado por chuvas isoladas.
Natal (RN) — Foto: Divulgação
Na capital do Rio Grande do Norte, com alerta laranja do Inmet, é esperada muita chuva com ventos moderados distribuídos ao longo da semana. Natal terá uma segunda-feira com poucas chuvas pela manhã e aumento gradativo a partir da tarde, com noite nublada e pancadas isoladas.
A situação se intensifica a partir de terça-feira, com acréscimo de trovoadas e possibilidade de rajadas de vento que deverão perdurar até quinta-feira. A variação de temperatura deve ocorrer de 24°C a 31°C.
O mesmo clima é esperado para Recife, que poderá registrar amplitude térmica de 33°C a 24°.
O mesmo clima é esperado para Recife, que poderá registrar amplitude térmica de 33°C a 24°.
Vista aérea do Centro de Recife — Foto: Pollyana Ventura
Fonte: O GLOBO
0 Comentários