A reunião da força-tarefa do clima no G20 que ocorreria entre hoje foi cancelada
Morreu em Kigali, Ruanda, o diplomata brasileiro Daniel Machado da Fonseca, de 45 anos, coordenador da força-tarefa do Clima no G20. Ele estava no país para participar a reunião do Conselho do Fundo Verde para o Clima, cujos trabalhos de hoje foram suspensos em memória do diplomata.
"Sua trajetória no Itamaraty foi marcada por reconhecidas competência e dedicação. Contou sempre com o respeito e o carinho de todos seus colegas, no Brasil e no exterior", disse o Ministério das Relações Exteriores em nota.
Nascido no Rio de Janeiro, o Conselheiro Daniel Machado da Fonseca ingressou no Serviço Exterior Brasileiro em 2006. Serviu nas Embaixadas em Nairóbi, Roma e Nova Delhi e, atualmente, era chefe da Divisão de Ação Climática.
"O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, e a Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, em nome do Itamaraty, expressam aos amigos e à família do Conselheiro Daniel Machado da Fonseca, em especial à sua esposa, a Primeira-Secretária Roberta Maria Lima Ferreira, e à sua filha, as mais sentidas condolências", diz a nota do Itamaraty.
Diplomata brasileiro Daniel Machado da Fonseca — Foto: Reprodução
Nas redes sociais, o presidente Lula afirmou que soube da morte do diplomata e desejou condolências aos familiares.
"Tomei conhecimento, com pesar, do falecimento do diplomata Daniel Machado Fonseca, durante missão oficial que realizava em Kigali, Ruanda. Daniel nos deixou precocemente fazendo o que mais amava, atuando em nome do seu país, em defesa dos mais vulneráveis e de soluções para o planeta. O Itamaraty perde um grande quadro e o Brasil, um cidadão exemplar. À sua esposa Roberta, sua filha Letícia e demais familiares, meus sentimentos e solidariedade nesse momento tão difícil de despedida".
Fonte: O GLOBO
0 Comentários