Os jornais O GLOBO e Valor Econômico e a rede de rádio CBN cobrem passo a passo as negociações; primeiro de uma série de seis debates vai esmiuçar os temas do G20 e apontar quais as chances de o Brasil alcançar consensos

As reuniões preparatórias para a Cúpula de Chefes de Estado do G20, grupo das maiores economias do mundo mais as uniões Europeia e Africana, sob presidência brasileira, em novembro deste ano, estão a todo vapor, e os jornais O GLOBO e Valor Econômico e a rede de rádio CBN estão cobrindo passo a passo as negociações. 

Marcas líderes em seus segmentos, os veículos nacionais estão unidos no projeto "G20 no Brasil", que visa explicar os principais temas e propostas na mesa dos líderes globais, traduzindo para os leitores as visões do governo brasileiro, dos empresários, da sociedade civil e de especialistas.

Projeto G20 no Brasil — Foto: Arte/O Globo

No pontapé do projeto, foram publicadas entrevistas com os dois principais negociadores da presidência brasileira, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que comanda a trilha diplomática do G20, e da Fazenda, Fernando Haddad, à frente da trilha de Finanças do grupo. 

As autoridades delinearam as prioridades da pauta brasileira à frente do G20, que tem como pilares o combate à fome e à pobreza, a transição energética justa e as mudanças climáticas e a reforma dos mecanismos de governança global.

Essa agenda foi colocada em discussão no primeiro da série de seis debates que GLOBO, Valor e CBN promoverão para esmiuçar os temas do G20 e apontar quais as chances de o Brasil alcançar consensos entre as nações para deslanchar ações em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Projeto G20 no Brasil — Foto: Arte/O Globo

Com participação do embaixador Maurício Lyrio, coordenador dos trabalhos pelo Itamaraty, especialistas, BNDES e representantes de quatro dos 13 grupos de engajamento da sociedade civil, que farão recomendações aos líderes globais, eles apontaram temas em que o Brasil tem trunfos para avançar em acordos, como transição energética, mudanças climáticas e combate à pobreza. Mas destacaram que as dificuldades de financiamento e a elevada tensão geopolítica global podem frustrar expectativas.

Um caderno especial apresentando a agenda do G20 e os principais pontos do debate de estreia do "G20 no Brasil" foi publicado na última quarta-feira. Em março, mês das mulheres, a primeira live do projeto teve como foco o empoderamento feminino e a centralidade da questão de gênero para o desenvolvimento inclusivo. 

Os jornais também veicularam quatro reportagens especiais sobre pontos em debate pelos países, como a própria pauta das mulheres, a crise do financiamento ao clima, as demandas das grandes cidades globais e o desenho da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa social da presidência brasileira.

Projeto G20 no Brasil — Foto: Arte/O Globo

A Rádio CBN intensificou a cobertura diária dos assuntos que envolvem o G20 e produziu a primeira série especial de reportagens sobre o evento de kick-off do projeto. Além disso, em abril, o professor de relações internacionais da FGV Oliver Stuenkel estreia um quadro semanal no Jornal da CBN, para destrinchar questões geopolíticas relacionadas à cúpula.

Já os jornais preparam mais quatro reportagens especiais, sempre às sextas-feiras, e uma live sobre um dos pontos centrais nas discussões do G20: como garantir sistemas alimentares sustentáveis e segurança alimentar em um mundo de acentuada mudança climática e no qual 750 milhões de pessoas passam fome. Um terço das emissões de gases de efeito estufa advém hoje dos sistemas agroalimentares. Em maio, novo seminário vai debater o papel das cidades no desenvolvimento sustentável e as necessidades e oportunidades dos governos locais.

Até novembro, aproveitando reuniões ministeriais e encontros paralelos importantes na agenda de construção do documento final do G20, outros debates presenciais serão realizados, explorando como transformar a economia global para promover inclusão financeira, empregos de qualidade e investimentos; como garantir o desenvolvimento sustentável, com enfrentamento das mudanças climáticas, da pobreza e da desigualdade; e como o setor privado pode contribuir com a agenda dos países, a partir das propostas e prioridades que o grupo das empresas (B20) vai encaminhar aos líderes globais. Novas lives, transmitidas nas redes de GLOBO e Valor, complementarão as discussões.

Todos os conteúdos produzidos pelo projeto, como entrevistas, reportagens, infográficos e cadernos especiais, estão reunidos nos sites do Globo, do Valor e da CBN no ambiente especial "G20 no Brasil". O projeto "G20 no Brasil" tem o governo do estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião; Rio, capital do G20, como cidade anfitriã, patrocínio da JBS e realização dos jornais O GLOBO e Valor Econômico e rádio CBN.


Fonte: O GLOBO