Agentes cumprem mandados em Governador Valadares (MG) contra suspeitos de imigração ilegal para os EUA; vítima sumiu após surto psicótico e sua família sofreu tentativas de golpes por parte dos criminosos
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira, quatro mandados de busca e apreensão em operação para localizar o brasileiro Fabiano de Oliveira, de 37 anos, de Governador Valadares, Minas Gerais e que desapareceu no México, em setembro do ano passado. Os suspeitos de promoção de emigração ilegal para os Estados Unidos foram encontrados com armas, munições, passaportes brasileiros e estrangeiros.
A ação iniciou após denúncia de familiares de Oliveira, que procuraram a PF para comunicar o desaparecimento do homem nas proximidades da cidade de Palenque, território mexicano. A cidade em que o mineiro se perdeu ainda estava longe da divisa com o país americano. O mineiro natural de Governador Valadares, sofreu um surto psicótico e perdeu o contato com os parentes desde setembro do ano passado, de acordo com a nota da polícia.
Ao longo deste período, a família dele também foi vítima de tentativas de golpes envolvendo a localização e integridade física do brasileiro. As autoridades estrangeiras foram acionadas e foi emitida difusão amarela da Interpol, que é um alerta internacional para localizar uma pessoa desaparecida, o que até a presente data não ocorreu.
Fabiano de Oliveira, de 37 anos, desapareceu nas proximidades de Palenque, México, em setembro de 2023. Família segue nas buscas. — Foto: Divulgação Interpol
De acordo com informações da Interpol, Oliveira já esteve antes nos Estados Unidos e, além do México, têm registros da entrada do brasileiro em El Salvador e Guatemala.
Na operação, a polícia encontrou com os suspeitos: arma, munições, documentos, passaportes brasileiros e estrangeiros, celulares e relógios. Governador Valadares é uma das cidades com maiores fluxos de brasileiros para os Estados Unidos desde a década de 1980. Em maio de 2020, logo após o início da pandemia, O GLOBO divulgou que quatro em cada cinco chefes de família na cidade mineira tem algum parente morando em terras americanas.
Na época, havia cerca de 40 mil valadarenses no país, e um intenso fluxo de dinheiro de regiões dos EUA, como a área metropolitana de Boston, Massachussets, para Valadares nos últimos 40 anos: os migrantes mandam dólares para ajudar a família nas despesas, investir em negócios ou mesmo comprar ou construir imóveis.
*Estagiário sob a supervisão de Alfredo Mergulhão
Fonte: O GLOBO
0 Comentários