População deve ligar para o número 199 ou 193, e seguir as orientações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal.

A Defesa Civil do Amazonas emitiu, na manhã desta sexta-feira (12), um alerta de possibilidade de corridas de massa em áreas de riscos localizadas em Manaus devido à forte chuva que atinge a capital.

Segundo a pasta, o movimento de massa que pode vir ocorrer nestes locais de risco em Manaus "caracteriza-se pela presença de deslizamentos de terra induzidos".

"As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação de margens fluviais potencialmente instáveis sobre sedimentos inconsolidados, com degraus de abatimento, rachaduras e registros prévios de “terras caídas”, bem como pela ocupação de encostas de alta declividade com histórico de deslizamentos e processos erosivos instalados", completou.

O alerta associa a possibilidade deste fenômeno nas áreas de risco por conta do acumulado de chuva que, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), já registrou precipitação acima dos 30 milímetros na capital.

O bairro Redenção, Zona Centro-Oeste, foi o mais impactado pelas chuvas, com 30,91 mm até esta manhã.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a previsão meteorológica indica continuidade das chuvas nas próximas horas. O alerta é válido até às 21h desta sexta-feira.

Em caso de emergência, a população deve ligar para o número 199 ou 193, e seguir as orientações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal.

Fonte: AG/AM