Suspeito teria realizado pedidos de empréstimo em nome de clientes; ex-funcionário e seu cônjuge são alvos da Operação Fora da Caixa

A Polícia Federal investiga um ex-gerente da Caixa Econômica Federal por suspeita de fraude em pedidos de empréstimo e desvio de recursos da instituição bancária e clientes, na Paraíba. Segundo a PF, o ex-funcionário e seu cônjuge são apontados como principais envolvidos no esquema, alvo da operação Fora da Caixa, deflagrada nesta terça-feira.

O inquérito policial que deu origem à operação aponta que o ex-gerente da instituição financeira fraudava pedidos de empréstimo em nome de clientes e transferia os valores obtidos para contas pessoais.

PF investiga ex-gerente da Caixa por desvio de recursos obtidos por meio de fraudes em pedidos de empréstimo, na PB — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Foi cumprido mandado de busca e apreensão expedido pela 16ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba no endereço dos dois suspeitos.

Para conseguir os empréstimos, o suspeito aproveitava do acesso aos sistemas internos do banco. Segundo a PF, o valor desviado pelo investigado ainda será estimado. A participação de outras pessoas no esquema também será apurada.

Caso seja condenado, o ex-funcionário vai responder pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema informatizado e estelionato.


Fonte: O GLOBO