Equipe italiana busca ser o primeiro time a vencer o Leverkusen de Xabi Alonso para conquistar o título da Liga Europa

O time sensação da temporada 2023/2024 do futebol internacional é, sem discussão, o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. O time alemão conquistou pela primeira vez o título da Bundesliga sem perder uma partida, e pode garantir mais uma conquista inédita e invicta nesta quarta-feira. Em Dublin, na Irlanda, o Leverkusen enfrenta a Atalanta, na grande final da Uefa Europa League, às 16h (horário de Brasília).

A Atalanta carrega a esperança de ser o primeiro time a vencer a equipe de Xabi Alonso nesta temporada. Até o momento, foram 51 partidas em 23/24 e nenhuma derrota para os alemães. Mas um time imbatível tem pontos fracos? De acordo com o levantamento feito pelo GLOBO, a resposta é sim.

Quais são as vulnerabilidades de um time que não sabe o que é uma derrota? Para a decisão desta quarta-feira, a Atalanta pode aproveitar pontos fracos do Leverkusen para surpreender e conquistar o título da Europa League, ou na pior das hipóteses, empatar e levar a decisão para prorrogação, e depois para os pênaltis.

Infográfico: raio-x dos gols sofridos pelo Bayer Leverkusen na temporada 23/24 — Foto: Editoria de Arte


O GLOBO analisou todos os 39 gols que o Bayer Leverkusen levou durante os 51 jogos da temporada até aqui e notou um certo padrão nos gols sofridos pela equipe, principalmente no que se refere a jogo aéreo. 35,90% dos gols sofridos pelo Bayer Leverkusen foram em jogadas de bola levantada na área.


Área essa que é um ponto de alerta para o time de Xabi Alonso. A zona central do seu sistema defensivo é o setor que mostra mais fragilidade, já que 41,03% dos gols levados pela equipe saem pelo meio da área, e 35,90% dentro da própria pequena área. Um número consideravelmente alto para um time que não perdeu na temporada ainda.



Outro ponto que pode ser favorável para a Atalanta na decisão desta quarta, em Dublin, é o retorno para o segundo tempo. Dos 39 gols que o Leverkusen levou na temporada, 25,64% foram sofridos nos primeiros quinze minutos da etapa final. E o segundo tempo também é o período onde o time alemão mais leva gols, 56,41%, sendo mais do que a metade do total.


Os números defensivos do Bayer mostram um dos grandes motivos pelo qual o ataque chamou tanta atenção durante a temporada. Com média de 0,76 gols sofridos por jogo, a defesa do Leverkusen é um ponto de alerta, e faz com que o setor ofensivo tenha que trabalhar dobrado para recuperar resultados - como aconteceu em diversos momentos da temporada - e evitar derrotas, o que também é uma valência da equipe, e que a Atalanta precisa ficar esperta, mesmo que saia na frente no placar da decisão.


Atalanta e Bayer Leverkusen protagonizam a grande decisão da Uefa Europa League nesta quarta-feira, no Aviva Stadium, em Dublin, às 16h (horário de Brasília). O jogo terá transmissão ao vivo para todo Brasil na TV aberta pelo SBT e TV Cultura, na TV por assinatura na ESPN, e via streaming pelo Star+.




Fonte: O GLOBO