Prefeito coloca ex-chefe de gabinete Victor Marques no posto, após PT aceitar abrir mão. Em abril, secretários de confiança se filiaram a siglas da base de olho no comando da capital em dois anos

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), oficializou nesta segunda-feira o ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB) como candidato a vice em sua chapa para a reeleição. O anúncio foi feito em um encontro da Frente Popular, grupo que reúne 12 partidos da base do governo, em um hotel no bairro de Boa Viagem, na zona sul da capital pernambucana. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também esteve presente no evento, após o partido ter decidido abrir mão da indicação ao posto.

Desde o início da pré-campanha, Marques era o nome preferido de Campos. Filiado ao PCdoB em abril, ele foi chefe de gabinete no período em que Campos foi deputado, entre 2018 e 2020, e na atual de gestão do político da cidade de Recife. No início do mês, Marques foi exonerado do cargo, no limite do prazo para disputar as eleições deste ano.

A escolha de Marques para vice intensifica as especulações sobre a intenção de João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto do também ex-governador Miguel Arraes, de concorrer ao governo do estado em 2026. Para isso, caso seja reeleito, ele teria que renunciar ao cargo, deixando a capital pernambucana sob o comando de seu homem de confiança.

O PT, partido aliado, pleiteava o vice de olho no comando da prefeitura. O nome indicado era Mozart Sales, que também deixou o posto de assessor especial do Ministério das Relações Institucionais para estar apto a compor a chapa.

A definição da chapa majoritária na capital pernambucana teve o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na semana passada, Lula e Gleisi se reuníram com Campos e o presidente do PSB, Carlos Siqueira, para discutir a aliança nacional entre os partidos.

— Eu queria externar a nossa gratidão, o nosso reconhecimento pela confiança do presidente Lula, que participou de forma ativa desse processo, o que foi fundamental para a construção dessa unidade — disse o prefeito no evento desta segunda-feira.

Campos também anunciou que a Frente Popular pela sua reeleição contará com a participação do PSB, Federação Esperança Brasil (PT, PC do B e PV), União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB.


Fonte: O GLOBO