Um quinto dos apoiadores do presidente declaram voto no tucano, diz Genial/Quaest. Paulistanos preferem ‘aliado do Lula’ a algum bolsonarista na prefeitura
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) colou em Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) na liderança da corrida eleitoral paulistana com a ajuda de eleitores do principal apoiador do psolista, o presidente Lula (PT). Segundo nova pesquisa da série Genial/Quaest, 22% dos paulistanos que dizem ter votado no presidente em 2022 agora apoiam a eleição do tucano na cidade, taxa que era de 18% no mês passado.
Já Boulos é o escolhido por 36% dos lulistas, praticamente o mesmo percentual aferido em junho (de 37%). Essa estagnação ocorre apesar da presença do presidente na convenção que oficializou a candidatura do deputado federal, no último dia 20.
Datena vai melhor entre os lulistas do que entre bolsonaristas. Dentre os que declaram ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último pleito presidencial, 15% dizem apoiar o tucano. O atual prefeito, Ricardo Nunes, é o mais escolhido por esse grupo (35%), com destaque também para o empresário Pablo Marçal (PRTB), que tem 27% das menções dos bolsonaristas em São Paulo.
Os resultados da pesquisa mostram que ainda não está claro para a maioria dos paulistanos quem é o candidato apoiado por Lula, Bolsonaro, e pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). São 42% os que acertam ao dizer que Boulos será a escolha de Lula na cidade, enquanto os que associam Nunes a Bolsonaro são apenas 25% — para 6%, o ex-presidente apoiará Marçal.
Infográfico mostra resultados da pesquisa Genial/Quaest — Foto: Divulgação/Quaest
Eleitores preferem candidato ‘independente’
A maioria dos eleitores da cidade (51%) diz preferir que o próximo prefeito seja “independente”, enquanto 28% têm predileção por um “aliado do Lula”, e 16% gostariam de ver um “aliado do Bolsonaro” na prefeitura. A preferência por um “lulista” a um “bolsonarista” sinaliza que o quadro de afinidades na cidade permanece estável em relação à eleição de dois anos atrás. Em 2022, Lula venceu Bolsonaro na cidade mais populosa do país com quase 500 mil votos a mais que seu adversário no segundo turno (foram 53,54% dos votos válidos no petista).
Quando perguntados se votariam em um candidato desconhecido se este tivesse o apoio do atual presidente, 29% dos entrevistados em São Paulo afirmam que sim. Bolsonaro tem essa mesma confiança de 20% dos paulistanos, enquanto Tarcísio alcança 25% nesse índice.
Contratada pela Genial Investimentos, a Quaest entrevistou presencialmente 1.002 eleitores na cidade de São Paulo, no período entre 25 e 28 de julho. A margem de erro é estimada em 3,1 pontos percentuais para mais ou menos. Na Justiça Eleitoral, o levantamento está registrado sob o número SP-06142/2024.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários