A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) pediu ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a prorrogação de uma portaria de maio que assegura a presença da Força Nacional no território indígena Tekoha Guasu Guavirá, no Paraná. A parlamentar também solicitou o aumento no número de agentes no local.

Xakriabá aponta que, no último dia 15, os indígenas que ocupam a área voltaram a ser alvos de violentos ataques por parte de grupos de fazendeiros armados.

“A continuidade dos ataques que motivaram a resolução da Portaria revelam que sua renovação por igual período é urgente e necessária, assim como o aumento do efetivo a fim de garantir que as comunidades indígenas tenham garantida a sua segurança”, diz trecho do ofício. Inicialmente, a presença da Força Nacional no território Tekoha Guasu Guavirá expiraria em 13 de agosto.

Desde dezembro do ano passado, a Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira vem sofrendo violentas ofensivas de grupos organizados na região. Na ocasião, fazendeiros atacaram as comunidades Tekoha Y’Hovy e Yvyju Avary com bombas, foguetes e armas de fogo, ferindo três indígenas.

No pedido, a parlamentar argumenta que o cenário apresentado no Paraná não é único. Muitos territórios no país, como no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia e Ceará, estão sofrendo com a organização de grupos, como o “Invasão Zero”, criado por fazendeiros e investigado pela Polícia Federal, que atuam ilegalmente com o uso de força e armas.


Fonte: O GLOBO