Sondagem do FGV Ibre mostra melhora na avaliação da situação atual e futura de negócios para o setor com perspectiva de aumento de demanda, melhora de estoques e mais emprego

O ambiente de negócio para a indústria vai bem obrigada. É o que mostra o Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV Ibre subiu 3,3 pontos em julho, para 101,7 pontos, na quarta alta mensal consecutiva. A sondagem aponta alta da confiança em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados. Houve melhora na percepção da situação atual como nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice Situação Atual (ISA) avançou 4,4 pontos, para 103,7 pontos. O Índice de Expectativas (IE) subiu 2,1 ponto, para 97,6 pontos. Ambos chegam ao maior patamar desde novembro de 2021. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,7 ponto, para 99,4 pontos.

Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre, diz que apesar da interrupção do ciclo de quedas na taxa de juros, o momento é de otimismo do setor, com todos os indicadores melhorando: percepção de aumento de demanda atual, melhora nível de estoque e perspectiva de maior geração de emprego.

- Desde 2021, o setor não tem uma percepção tão otimista, seja do momento atual, quanto das expectativas futuras estão boas. Dentro do índice de situação atual, o que mais influenciou foi a melhora na demanda, tanto na demanda interna como na externa. Quando o ICI ultrapassa os 100 pontos é um momento de aceleração, de crescimento. O indicador de tendência dos negócios, que dá indicações mais no longo prazo, vem melhorando consecutivamente, acumulou uma alta de 11 pontos, desde agosto de 2023 - ressalta Pacini.


Fonte: O GLOBO