Competição que reúne o campeão da Copa América e o vencedor da Eurocopa será realizada em 2025

Argentina, campeã da Copa América, e Espanha, vencedora da Eurocopa, vão disputar mais um título em 2025. As equipes vão se enfrentar na Finalíssima, torneio entre os vencedores dos dois continentes, que ainda não tem data e nem local definidos. O confronto, no entanto, vai colocar frente a frente Lionel Messi e Lamine Yamal.

Yamal foi eleito melhor jogador jovem da Euro — Foto: MIGUEL MEDINA / AFP

Messi foi campeão da Copa América pela segunda vez — Foto: Buda Mendes/Getty Images/AFP

Este, no entanto, não será o primeiro encontro entre os craques. Lamine Yamal, atual jogador do Barcelona, e Lionel Messi, que fez história no clube catalão, já apareceram juntos há 17 anos, em uma imagem que se tornou viral na semana passada.

Mounir Nasroui, pai de Lamine Yamal, publicou, na semana passada, em seu Instagram uma foto em que a promessa da seleção espanhola é vista ao lado de Lionel Messi. No entanto, a fotografia foi tirada em 2007, quando Yamal tinha apenas seis meses de vida e o craque argentino estava surgindo no Barcelona.

A imagem foi publicada pelo pai de Lamine Yamal em sua conta do Instagram com a mensagem: “O início de duas lendas”. Na foto, Messi aparece acariciando o jogador espanhol, ainda bebê, enquanto ele tomava banho.

A explicação é simples. O jornal Sport organizava a segunda edição de um calendário solidário onde cada mês um jogador do Barcelona posava em uma foto com crianças. O portal escolhia, em consenso com o clube, jogadores do Barcelona para participar do projeto. Entre outubro e novembro, as fotos eram tiradas — normalmente um jogador por dia — no vestiário visitante do Camp Nou.

Desta forma, Mounir Nasraoui e Sheila Ebana, pais de Lamine e moradores do bairro de Rocafonda (Mataró), decidiram inscrever seu filho no sorteio da iniciativa da ONG. Talvez tenha sido sorte, talvez destino. Lamine foi um dos escolhidos. E foi coincidência que ele tenha aparecido nos braços de Leo Messi. Assim como foi coincidência que, 17 anos depois, o pai do jovem jogador reencontrasse as fotos e as publicasse em suas redes sociais.

Agora, os dois craques que marcam gerações diferentes no Barcelona vão se enfrentar em uma final continentam com suas seleções. Messi ganhou a sua segunda Copa América com a Argentina, enquanto Yamal, com 17 anos recém-completados, foi destaque da Espanha no quarto título da Eurocopa da seleção.

A Argentina vai defender o título da competição. Em 2022, antes da Copa do Catar, os Albicelestes venceram a Itália por 3 a 0 — gols de Lautaro Martínez, Di María e Dybala — em grande atuação no estádio Wembley, na Inglaterra. É provável que a disputa de 2025 fique para julho ou agosto do ano que vem.


Fonte: O GLOBO