Aos 93 anos, ele busca garantir o controle da News Corp e da Fox a seu herdeiro com visão política mais conservadora, Lachlan

Rupert Murdoch está travando uma batalha legal secreta com três de seus filhos para afastá-los da News Corp e da Fox e garantir o controle do império de mídia da família à Lachlan Murdoch ao mudar os termos de um fundo fiduciário familiar que também daria ao irmão mais novo James, à irmã Elisabeth e à meia-irmã Prudence um voto sobre como a empresa é administrada. 

Atualmente, o fundo fiduciário entregaria o controle do vasto império do magnata da mídia, de 93 anos, a seus quatro filhos mais velhos quando ele morrer. Mas, de acordo com documentos judiciais confidenciais aos quais o New York Times teve acesso, Murdoch está argumentando que Lachlan deveria ter controle exclusivo dos investimentos da família na Fox News, no Wall Street Journal, no New York Post, no Australian e em outros ativos, incluindo o Sun e o Times no Reino Unido.

O bilionário, juntamente com Lachlan, argumenta que uma falta de consenso irá perturbar a direção da Fox e da News Corp, de acordo com os documentos acessados pelo WSJ.

Lachlan Murdoch é considerado o mais conservador dos filhos de Murdoch e o seu pai argumenta que as suas convicções políticas são essenciais para manter o valor da empresa de comunicação social de direita. Lachlan ganhará mais controle sobre o império se ele e o pai conseguirem provar que a mudança drástica no direito de voto é do interesse da sua organização.

De acordo com o jornal, uma decisão judicial em Nevada considerou, no mês passado, que o fundo irrevogável da família pode ser reescrito se Murdoch conseguir provar que está agindo de boa-fé. A menos que uma resolução seja alcançada, a luta pelo futuro da Fox pode ir a julgamento em setembro, apenas dois meses antes da eleição para presidente nos Estados Unidos.

'Projeto Harmonia'

De acordo com o jornal, Murdoch apelidou a iniciativa de "Projeto Harmonia", acreditando que, assim, evitaria uma luta pelo poder dentro da família após sua morte. Mas seus filhos foram supostamente pegos de surpresa pela movimentação e já teriam contratado sua própria equipa jurídica para contestar o plano do pai. .

Lachlan Murdoch tornou-se presidente da News Corporation e da Fox Corporation, a empresa-mãe da Fox News, em novembro passado, após seu pai anunciar que estava encerrando sua corrida de sete décadas como um dos barões da mídia mais transformadores — e controversos — da história.

James Murdoch já foi visto como um possível sucessor, mas tornou-se um crítico ferrenho da negação das alterações climáticas por parte dos meios de comunicação social da Fox. Após o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro, James Murdoch criticou os meios de comunicação social norte-americanos por “propagarem mentiras” que desencadearam “forças insidiosas e incontroláveis”.

Em abril de 2023, a Fox chegou a um acordo de US$ 787,5 milhões com a empresa de equipamento de votação Dominion. Foi acusada de transmitir conscientemente alegações falsas e bizarras de que a Dominion tinha estado envolvida numa conspiração para fraudar as eleições de 2020.


Fonte: O GLOBO