Cartaz mostrava um pé de alface, em referência à piada surgida na época de seu curto mandato, o menor da história do Reino Unido, em 2022
Ex-primeira-ministra Liz Truss abandona palco após exibição de faixa satírica durante discurso pró-Trump: 'Eu destruí a economia' — Foto: Reprodução/X
A ex-primeira-ministra britânica Liz Truss abandonou um evento em Sufolk, no Reino Unido, após uma faixa satírica ser exibida acima do palco, nesta terça-feira. O cartaz, que mostrava a imagem de um pé de alface e a frase “eu destruí a economia”, foi colocado no local por ativistas do grupo “Led By Donkeys” e desenrolado enquanto Liz fazia um discurso pró-Trump.
A imagem faz referência a uma piada surgida durante o curto mandato da ex-primeira-ministra, que renunciou ao cargo em outubro de 2022, após pouco mais de 40 dias. Na época, o tabloide britânico Daily Star transmitiu no YouTube o vídeo de uma alface ao lado de uma fotografia de Truss, com a pergunta: “Liz Truss consegue durar mais que essa alface?”
Liz Truss abandonou o palco após reprovar a exibição irônica. Ao perceber o cartaz, ela permanece no local. Depois, diz que aquilo “não é engraçado”, reúne folhas em cima de uma mesa e sai.
Mandato mais curto da história do Reino Unido
No período de seu mandato, a premier foi alvo de críticas de opositores por conta de seu plano econômico, que fez a libra perder valor.
A piada sobre o pé de alface começou em um artigo da revista The Economist, que, na época, comparou o tempo em que Truss efetivamente governou à validade de uma alface. “Tire os dez dias de luto após a morte da rainha Elizabeth II e ela terá sete dias no controle. Essa é aproximadamente a vida útil de uma alface”, dizia a publicação.
Antes de renunciar, em 2022, a política conservadora chegou a tentar salvar a própria pele e demitiu seu ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng. Além disso, anunciou que substituiria seu controvertido plano econômico ultraliberal por um “meio-termo”. No entanto, decidiu deixar o cargo em 20 de outubro daquele ano.
Ela foi sucedida por Rishi Sunak, após decisão do Partido Conservador. O parlamentar de origem indiana foi o primeiro chefe de governo não branco do país e havia ficado em segundo lugar na disputa dentro do partido que levou Truss ao poder. Ele ficou no cargo até julho deste ano, quando o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, foi oficialmente nomeado primeiro-ministro do Reino Unido.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários