Presidente está fazendo mais uma viagem pelo estado, afetado por fortes chuvas em maio

O presidente Lula durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em relação às respostas do governo federal à tragédia climática. Lula afirmou que Leite parece nunca estar "contente" com as ações desenvolvidas.

— Às vezes fico incomodado porque o governador nunca está contente com as coisas. Ele deveria me agradecer um dia: "Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando ao Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado assim". É só ver se o Bolsonaro tratou o estado do Rio Grande do Sul com respeito, é só ver se tem um metro quadrado de obra que o Bolsonaro fez aqui.

Pouco depois, Lula voltou a falar sobre a postura de Leite, afirmando que o governador sempre diz que as medidas são "insuficientes". Lula rebateu, afirmando que existe um grande esforço do governo, mas nunca haverá a plena "perfeição".

— O governador também fala todo dia, "é insuficiente, é insuficiente", tudo é insuficiente. Tudo é insuficiente porque a gente não vai atingir a perfeição nunca.

Lula deu as declarações durante entrevista à Rádio Gaúcha. O presidente está em viagem oficial ao Rio Grande do Sul. Esta é a sua sexta passagem pelo estado desde o início da tragédia climática, em maio.

Na agenda de Lula, está prevista a entrega de 253 casas do programa Minha Casa Minha Vida para a população gaúcha.

Haverá ainda a entrega de mais casas para 129 famílias que foram atingidas pelas enchentes através do Programa Compra Assistida, lançado pelo governo como uma das medidas de resposta à tragédia. A modalidade foi criada para adquirir imóveis prontos, novos ou usados, para entregar às famílias que foram afetadas.

Haverá ainda compromissos na área da saúde, com a inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição, com investimento de R$ 144 milhões do governo federal.


Fonte: O GLOBO